terça-feira, 3 de agosto de 2010

CAPELA DO TAIM


Capela do Taim, nome pelo qual é conhecida a Capela de Nossa Senhora da Conceição, situada no povoado do Taim, 4º Distrito do Rio Grande, próximo da Lagoa Mirim. Foi construída em 1785, sendo chamada pelos espanhóis "Capela de São Pedro" por estar no continente de São Pedro. Em 1844 foi reconstruída tendo entre seus patrocinadores o famoso Capitão Faustino Corrêa, fazendeiro da região. Foi concluída dois anos depois, quando foi criada a Freguesia do Taim. Embora o aspecto arquitetônico singelo representa a hegemonia da igreja durante o império. Em seu frontispício, encontra-se um "Relógio de Sol", que constitui motivo de curiosidade para os turistas.  Recentemente uma equipe de técnicos da  Universidade Federal do Rio Grande - Furg que realizou estudos e trabalhos arqueológicos nesta Capela  encontrou vestígios da existência de uma outra capela no mesmo local que pode ter sido construída por volta do ano de 1700.  Não foi o primeiro prédio religioso construído no local. Pelo menos duas outras já haviam sido erguidas ali, uma delas de madeira, a qual teve uma das paredes queimada. Conforme os estudos,  cogita-se que a primeira capela tenha sido erguida para acompanhar um corpo de guarda de fronteira.  A estrutura pode ter sido abandonada durante os 13 anos de ocupação espanhola.

FACHADA

4 comentários:

  1. Parabéns, ótimo texto! Há muito queria saber sobre ela, visitei-a em uma excursão à reserva do Taim; uma colega de grupo, historiadora, que me indicou teu blog, muito obrigada! :D

    ResponderExcluir
  2. Meu parente do passado que reformou.poxa que legal

    ResponderExcluir
  3. Comendador Domingos Faustino Correia,nascido em Portugal.mas fez fortuna no Brasil...Gigliani Quintino Suett.foi meu parente do passado.tenho ate um testamento q minha finada avo fez achando que receberia a tao famosa heranca.meu tio tambem fez.guardo como reliquia.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, estoy procurando informacao desta capela ja que meus avos e antapasados (castelhanos do uruguai) anotaron seus filios e casamentos nesta capela.
    Sou historiador e tou tentando procurar informacao sobre as relacoes políticas e familiares tinha as persoas do rio grande e do uruguai no siglo XIX. Brigado.

    ResponderExcluir